quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Waze um GPS Social


Um excelente aplicativo de GPS com o qual usuários podem trocar informações atualizadas sobre o trânsito. O aplicativo em português brasileiro, possui os mapas de todo o território nacional, e está disponível para iOS e Android. Ele vai te ajudar nos piores momentos de transito, tudo que você precisa para agilizar sua trajetória no dia-dia e sem complicações.

Uri Levine, fundador do Waze, veio ao Brasil para anunciar a novidade. "É o quarto país com maior número de veículos no mundo, atrás só dos EUA, do Japão e da China. Pelo número de downloads do aplicativo por brasileiros, tínhamos a sensação de que devíamos vir ao Brasil."

E funciona. Ao traçar a rota, dá pra saber com antecedência como está o trânsito no meio do percurso. Também é possível reportar e ver radares móveis e fixos, batidas policiais, blitz e afins.

Existem outros recursos sociais que interessarão ao povinho mais conectado: Você pode criar um perfil Waze, com avatarzinho personalizado e tudo mais, e consegue ver no mapa outros Wazers nas redondezas. Também dá pra bater papo com outros usuários, deixar mensagens nas vias por onde passa, e até mesmo participar de grupos ou comunidades (tipo “Wazers do bairro do Limoeiro”). É uma integração bem interessante.

Outra jogada que funciona (a la Foursquare) é dar pontos ao usuário que reporta ocorrências. Cada vez que você informa um congestionamento, percorre distâncias longas ou corrige o mapa, vai ganhando pontos e subindo de nível – todos começam como Waze Baby, mas podem se tornar Waze Royalty se forem realmente participativos.

                    
Há 400 mil usuários do Waze no país, segundo a empresa. Entre eles, 15 mil atuam ativamente nos horários de maior trânsito. No mundo, há mais de 19 milhões de usuários. Em Israel, onde fica a sede do serviço, são 2 milhões. Levine diz que, em média, um quinto dos veículos que circulam por Israel tem o Waze ativo.

A participação dos usuários é algo de que o Waze depende. Informações sobre tráfego, acidentes, câmeras, tempo e presença da polícia são fornecidas pelos próprios usuários, por meio de botões da interface. Além disso, até os mapas vão sendo construídos pela comunidade do Waze.

O sistema de aprovação dos dados fornecidos pelos usuários é por meio de caixas de diálogo que questionam a validade das informações. Se um dado é refutado pela maioria dos usuários, ele é excluído do mapa.

Além disso, o próprio sistema do Waze tem algumas espertezas para evitar erros e mentiras. "Se você estiver dirigindo em alta velocidade e relatar que há tráfego intenso, o sistema não vai aceitar sua informação."

Aos poucos, o Waze aprende padrões de comportamento de seus usuários. Se alguém sai de casa todos os dias no mesmo horário para ir a determinado lugar, o aplicativo passa a perguntar, depois de algumas repetições, se a rota vai ser a mesma dos dias anteriores --com isso, não é necessário inserir o endereço de novo.

O usuário pode optar por diversos níveis de privacidade, inclusive por ficar anônimo.

Aproveite enquanto Waze está GRATUITO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário :)